conteúdo da página

18 de abr. de 2016

Os benefícios da hidroginastica para gestantes!!


Oi mamães, hoje o post é especialmente para vocês.
Resolvi dividir aqui algo que está fazendo muito bem pra mim e fazendo a minha gestação ser totalmente tranquila.

Desde minha primeira consulta o Dr. Augusto me recomendou a hidroginástica. Listou todos os benefícios que 30 minutos diários dentro de uma piscina causam em uma gestante, mas não dei muita atenção. 
Até que no mês de janeiro, quando levei uma bronca dele por conta do aumento de peso, eu acordei e percebi que precisava fazer alguma atividade fisica para o meu bem e a da saúde da minha filha.

Como gestante tem poucas opções de atividades físicas, pois não pode ser feito nada que cause impacto, eu poderia escolher entre: caminhada, pilates e hidroginastica.

Caminhada eu faria somente no final do dia, porque eu não consigo acordar cedo para ir caminhar.
Mas fiquei com medo, pois é nesse horário que os pernilongos aparecem mais e com essa crise de zyca é melhor evitar né?
Fui para o Pilates, mas não deu um mês e eu parei. 
Sabe aquele indisposição de ir que você inventar mil desculpas pra faltar? Ficou assim e eu resolvi não fazer mais porque na gravidez não queria fazer nada que me deixasse irritada, e só de lembrar que no outro dia tinha pilates eu desanimava. Queria fazer algo por prazer.

Resolvi experimentar a hidroginástica e me apaixonei.

Não esperava gostar tanto. Adoro ir para a aula e raramente eu falto. A aula é uma delícia, eu nem vejo a hora passar. 
Toda grávida sente muito calor durante a gravidez e se exercitar dentro da água é refrescante e não ficar toda suada, pra mim isso é a melhor parte. 

Antes de começar a hidro eu usava aquelas meias horríveis de compressão para evitar inchaço nas pernas e varizes, pois tenho tendencia a ter varizes. Depois que comecei não precisei mais usar, minhas pernas não doeram mais.

Me faz tão bem a hidro que quando falto sinto uma diferença enorme no meu corpo durante a semana, fico inchada e muito indisposta, quando eu vou fico a semana toda bem, nem me sinto gravida.

Andei pesquisando e vou listar pra vcs todos os benefícios, que vejo visivelmente em mim desde que comecei a fazer.



Benefícios da hidroginástica para gestantes


Aumenta a energia;
Alivia as dores na gravidez;
Elimina a prisão de ventre;
Melhora o humor;
Tende a ganhar menos peso;
Reduz o inchaço nas pernas, joelhos e tornozelos, principalmente;
Benefícios para o coração e para o sistema circulatório;
Previne varizes;
Reduz a incidência de diabetes gestacional;
Elimina o risco de acidentes, quedas e ferimentos;
Melhora o sono;
Diminui estresse e ansiedade.


Como funciona a hidroginástica para gestantes?


É uma aula de aeróbica convencional, dentro d’água, sem sentir o peso do corpo nas articulações, evitando também os riscos de lesões.

A água é aproximadamente 12 vezes mais pesada que o ar, portanto, os exercícios praticados dentro dela são muito mais pesados. Entretanto, o corpo humano fica mais leve dentro da água, e isso é muito bom, pois dá a sensação de que os exercícios são mais leves.

A água é um elemento extremamente relaxante, mesmo para quem não pratica exercícios dentro dela. De um modo geral, as pessoas aliviam o estresse e tensões quando em contato com a água.

A hidroginástica para gestantes trará um melhor condicionamento físico à mulher, imprescindível para aguentar as extenuantes horas do trabalho de parto.


Mulheres deverão conversar com seu obstetra e/ou ginecologista antes de optarem pela prática de hidroginástica pré-natal se:

Tiverem problemas pulmonares;
Souberem ter placenta prévia, ou placenta de inserção baixa;
Forem cardiopatas;
Apresentarem problemas no colo uterino;
Apresentarem pré-eclâmpsia;
Histórico anterior de parto prematuro;
Quadros anteriores de abortos espontâneos.

Sou eu nessa foto, estou no quanto esquerdo da tela de top preto rsrsrs beeem relaxada em cima do macarrão.

Eu faço aulas na Aquacenter faz 2 meses, três vezes por semana.
O médico disse que no ultimo mês se eu fizer todos os dias não vou nem inchar.

A aula tem duração de 40 minutos e mais 5 de alongamento.
Quem tiver interesse esse é o contato do lugar:

Aquacenter Escola de Natação 
Endereço: R. Ponta Porã, 785, Dourados - MS
Telefone: (67) 3422-5022

Gravidinhas, fica a dica pra vocês!!
Um beijo grande meu e da Bia ♥

10 comentários:

  1. Oi Josy! acho super importante! eu fiz durante 6 meses de gestação, os ultimos meses não aguentei! mais achava muito bom pra mim! me sentia mais leve.

    Bjs

    Dany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Dany.. Eu ainda estou aguentando.. Percebi que paro com mais frequência durante a aula para tomar folego, mas vou tentar fazer até o ultimo mês.. Beijoos

      Excluir
  2. Meu médico me recomendou , eu fiz! confesso que algumas vezes eu não ia por falta de disposição, mais senti uma melhora comparada a primneira gravidez, eu senti que minha filha é muito mais calma do que a primeira kk não sei se isso influenciou, mais eu gostei!

    Bjs


    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se influencia, mas pode ser que sim pois a água relaxa.. vamos ver como a Bia será, depois te falo rsrsrs..

      Excluir
  3. Ahhhhh que linda a Josy fazendo hidro.. garota propaganda da Academia hahaha Eu acho válido, muito legal fazer um exercício sim, faz bem pra tudo.

    beijos

    Van Chidiac

    ResponderExcluir
  4. Olá Josi, tb sou mãe de gêmeos que acabaram de completar 2 anos. Eu tb fui liberada para fazer hidro durante a gravidez, acabei não fazendo por conta exatamente de não ter hidro para gestante na minha cidade. Eu não sabia que havia diferença, mas a questão toda não é em relação aos exercícios e sim por conta de um cinto que colocam sob a sua barriga para acompanhar os batimentos cardíacos e tb a pressão arterial. É muito comum a água morna alterar a pressão, e os batimentos tb precisam de acompanhamento pois a quantidade de sangue aumenta muito durante a gravidez.

    Beijos de nós 2

    Laura, Julia e Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sabia desse aparelho. Eu não uso na hidro e faço junto com pessoas normais. A única diferença é que não faço exercícios que pressionem o adomem e com a perna fechada. Mas realmente faz sentido e acho que eu deveria usar. Até agora não senti nada de errado, mas vou conversar com meu médico sobre o uso do aparelho. Obrigada pela dica.. Beijooos

      Excluir
  5. Aqui na minha cidade não tem! por isso que não gosto de Interior :( !gostaria muito de fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena!! Mas se tiver piscina em casa você mesma pode fazer. Só comprar 2 macarrões e baixar uns videos da internet. Beijoss

      Excluir